A importância de organizar a casa no final do ano!

casa-organizada-c

Por que organizar a casa?

Muitos me perguntam por onde devem começar a organizar as coisas, quando se trata de colocar a vida em ordem começando pelo ambiente.

Sempre recomendo que se comece pela casa.Segundo Marie Kondo, Personal Organizer autora do Best Seller     “A Mágica da Arrumação”, os objetos que temos dentro de casa são mais do que simples “coisas”. Eles refletem os nossos hábitos, história e mais profunda intimidade desde o início da vida.Esse é o principal motivo pelo qual muitas pessoas resistem à ideia de organizar seus pertences.Afinal, “vasculhar” a própria intimidade nem sempre traz boas recordações e dá trabalho.Muitos consideram melhor, deixar as coisas como estão e acreditam que “quando sobrar tempo arrumam”.Porém, imagine o seguinte:

Como seria se você iniciasse o ano com leveza e a sensação de que você está cercado(a) somente de objetos que te trazem felicidade?

Como seria se sobrasse tempo para você fazer o que realmente é importante, sem gastar tempo tirando bagunça do meio do caminho?

Consegue se ver nessa situação? 

Como você se sentiria?

A organização de um ambiente traz todos esses benefícios para você, especialmente quando falamos da nossa casa.

Quando você se permite organizar seus pertences no final do ano, está se permitindo organizar todo o seu ano seguinte, muitas vezes presenteando-se com a chance de reescrever a sua história, jogando fora tudo o que não faz mais sentido manter!

Por onde começar?

Comprometa-se com você mesmo!

Escolha a princípio um local da sua casa para organizar, pode ser o mais crítico, de onde você sabe que irá sair mais “bagunça”.Desta forma, a organização nos demais cômodos se tornará mais fácil para você.

Separe um dia inteiro para isso.Caso vá realizar esse serviço sozinho, as etapas são as seguintes:

  • Descartar tudo o que não te faz mais feliz, ou que não tem mais utilidade para você. Acredite, você vai se surpreender com a quantidade de coisas que irão sair;
  • Limpe o lugar. Lugar organizado e sujo é tão visualmente poluído quanto um local desorganizado.
  • Organizar o que restou, procurando manter cada objeto no local onde ele é utilizado. A Organização por categoria é a mais funcional. Ex: Itens de cabelo todos juntos, itens de maquiagem juntos, e assim por diante.
  • Não é necessário comprar uma infinidade de produtos organizadores. Descarte primeiro o que não serve mais,depois verifique a necessidade de comprar caixas organizadoras e afins. Dica: na maioria das vezes você tem caixas e outros objetos na sua casa que podem te servir como auxiliares na organização, sem que você tenha que ter um gasto maior com isso.

Se você sentir dificuldade em realizar essa tarefa sozinho e não conta com o apoio da família para te ajudar, contrate um profissional da organização. Os benefícios de contratar um profissional são:a garantia de um serviço com maior agilidade que vai ter maior durabilidade e a certeza de que esse profissional será discreto, pois como organizar é a profissão dele, ele não tem motivos para falar da sua bagunça por aí.Além disso, esses profissionais costuma deixar dicas muito valiosas de como manter a organização realizada!

Vamos começar?

 

Publicado por

Thalita Marques

Muito prazer, sou a Thalita Marques, Personal Organizer. Sou graduada em Administração de Empresas e como Organizer sou formada pela OZ - Organize sua Vida. Exerço essa profissão há dois anos, e estou agora, através do Blog, compartilhando com vocês um pouco da minha experiência através de dicas para uma vida mais organizada.